Blogue

Viajar em segurança com crianças: passo a passo 

Viajar com crianças não tem de ser um bicho de sete cabeças, pode ser uma experiência agradável e segura. Para tal, basta seguir as recomendações para que tudo corra bem. 

Viajar de Carro: 

1. Treine a instalação da cadeira no automóvel: Assim estará mais seguro e confiante no momento da viagem.

2. Evite comprar cadeiras em 2ª mão: Comprar uma cadeira em 2ª mão a desconhecidos é um risco muito elevadoNão terá a certeza de se a cadeira estará em boas condições ou se irá oferecer um nível de segurança adequado. Também não sabe, por exemplo, se foi danificada num acidente ou se tem peças em falta.

3. Utilize sempre a cadeira certa para transportar crianças no automóvel. Apesar de ser obrigatório, muitas crianças continuam a viajar sem estarem instaladas em cadeiras apropriadas e os acidentes acontecem, quando menos se espera. Por isso, utilize sempre a cadeira apropriada para viajar com crianças em automóvel, mesmo em viagens de curta duração.

4. Ajuste bem o arnês: Puxe o arnês (cinto interno da cadeira) e mantenha‐o bem ajustado. Se conseguir colocar um dedo entre o arnês e o ombro da criança, significa que está bem ajustado.Retire os casacos grossos antes de apertar o arnês.

5. Certifique-se que o arnês está bem posicionado. O arnês deve estar à altura do ombro. Verifique se as alças não estão torcidas.

6. Utilize sempre o forro original da cadeira. Os forros que não são vendidos com a cadeira não assentam corretamente e originam a má colocação do arnês.

7. Coloque sempre a pega da cadeira na posição correta. Por questões de segurança, sempre que fizer uma viagem de automóvel com uma criança, deve verificar se a pega da cadeira está na posição indicada pelo fabricante.

8. Evite utilizar a cadeira por mais de 2 horas. As crianças e, especialmente, os bebés precisam de se mexer e mudar de posição – tal como os adultos precisam de parar para descansar durante as viagens de automóvel.

9. Crianças sempre no banco traseiro, além de serem a escolha preferencial, os bancos traseiros devem estar equipados com um sistema de retenção infantil.  Se os bancos traseiros estiverem ocupados por outras crianças em cadeirinhas ou se for impossível instalar um SRI nos bancos traseiros, as crianças podem viajar no banco da frente, mas com o airbag do passageiro desativado.

10. Evite objetos soltos na chapeleira ou no interior do automóvel. Num acidente, até mesmo os objetos mais pequenos, como telemóveis ou tablets podem ser projetados e atingir a criança, ferindo-a com gravidade. Guarde‐os nos compartimentos apropriados.

11. Em dias de muito calor verifique as fivelas metálicas do arnês. A exposição do veículo ao sol pode elevar a temperatura das fivelas metálicas do arnês, que podem causar queimaduras.

12. Hidrate bem a criança e vista roupas frescas quando está calor. Dê água, com frequência. As suas necessidades de água são 4 a 5 vezes superiores às de um adulto.

Viajar de Avião:

A oferta das companhias aéreas pode ser muito diferente, sobretudo no que diz respeito aos preços e pacotes de família, pelo que aconselhamos que consulte a sua companhia aérea. 

No entanto, eis o que poderá estar incluído no seu bilhete: 

1. Pacotes com brinquedos e jogos ou um programa de entretenimento seleccionado para as crianças (principalmente em voos de longo curso); 

2. Refeições para crianças. Estas devem ser solicitadas com antecedência; 

3. Berços em voos de longo curso (número limitado); 

4. Cadeiras para bebés, semelhantes às dos veículos; 

5. Kits de higiene com fraldas; 

Como identificar as crianças :

Além do seu cartão de cidadão, principalmente em países estrangeiros, é importante identificar as crianças com, no mínimo, o seu nome, o nome do responsável e o telefone para contato, faça um cartão com esses dados para usar na mala ou mochila de viagem.

Se possível, informe também o nome e o endereço do hotel e o país de residência. Assim, no caso de se perderem, fica mais fácil encontrá-las. Se possível, tente escrever as informações na língua falada no destino ou, pelo menos, em inglês . No caso de crianças maiores, marcar sempre um ponto de encontro, também facilita imenso. 

Mais discretas e úteis são, as pulseiras bluetooth localizadoras que podem ser conectadas a smartphones ou tablets, por meio da instalação de uma aplicação, indicando aos pais onde a criança está, num mapa. 

Porque nas Viagens com crianças, todo o cuidado é pouco. Boas Viagens!

Partilhe este post