Blogue

Oh Mãe, já chegámos?

A planear uma viagem de carro com crianças? Fácil, não? Se juntarmos crianças com menos de 5 anos, e em treinos para largar as fraldas, não é fácil. É um potencial desastre.

É verdade que longas viagens podem ser desafiantes! Mas, com muita organização, uma dose (extra!) de paciência e com a sensação de leveza que só a chegada das férias trazem: vai dar tudo certo! Aceite as nossas dicas para uma viagem de carro tranquila com crianças.

1. Preparar a viagem.

Preparem bem a viagem antes de partir, planeando paragens regulares para esticar as pernas e ir à casa de banho.
Se a viagem for longa ponderem dividir o percurso em etapas e levar mais de um dia (2 adultos fazem 11 horas num dia sem problemas de maior, mas manter crianças num carro tanto tempo é um pesadelo para elas e para nós).

Levem almofadinhas para quando as crianças adormecerem ficarem mais confortáveis.
Leve também duas fraldas para fazerem de cortinas e protegê-las do sol. Não é muito elegante mas funciona e elas não conseguem tirá-las sozinhas.

Tenham mudas de roupa acessíveis e agasalhos, para o caso de arrefecer.
Super útil: toalhitas para limpar tudo. E lenços de papel.

2. Ter água e comida preparada.

Preparem snacks para irem comendo pelo caminho, sem terem de parar. Podem até organizar em saquinhos de plástico com fecho para ser mais fácil encontrar e distribuir.
Exemplos de snacks podem ser bolachas, pequenas sanduiches, fruta, cenouras cruas, queijinhos tipo babybell – alternando doce e salgado. Podem preparar queques doces ou salgados (embora em vésperas de viagem haja pouco tempo e paciência para grandes empreitadas gastronómicas).

Não se esqueçam de levar bastantes líquidos. Podem até levar cantis para elas.
Levem a comida em caixas isotérmicas com elementos refrigerantes para manter o frio.

3. Fazer pausas

Se viajarem de carro, façam pausas na viagem para as crianças comerem, irem à casa de banho (mesmo que digam que não têm vontade), correrem um pouco e brincarem nos parques infantis das estações de serviço. As paragens são essenciais principalmente nas viagens longas e quando as crianças começam a ficar demasiado impacientes.

Podem ainda levar cordas para saltar e bolas para perseguir; assim os pequenos podem gastar ainda mais energia antes de embarcarem em mais algumas horas de viagem.

4. Distrair os (monstrinhos) anjinhos.

Vão preparados com bonecos, tablets, livros (se eles não enjoarem), aqueles quadros magnéticos de escrever e apagar, música para cantarem todos juntos e tudo o que se lembrarem para os entreter.

Podem preparar um saquinho das surpresas com brinquedos, balões, guloseimas, tudo comprado por tuta e meia (por exemplo, mini kits de comida de plástico, telemóveis das princesas, kits de médico, jogos em miniatura…).

De hora a hora coloque o alarme do telemóvel para avisar que é hora da surpresa e elas ficam entretidas à volta da nova brincadeira. Funciona lindamente para os distrair e fazer o tempo voar.

Podem também alternar oferta de brincadeiras com intervalo para snack e podem até nem oferecer nada, mas a cada hora propor uma nova atividade para fazer, com brinquedos que tenham trazido de casa.

O importante é variar e dar-lhes ideias para se entreterem.

5. Parem! Porque ninguém está de castigo.

Se entrarem em desespero – parem.
Não vale a pena ameaçar que os deixam numa estação de serviço se não se calarem (apesar de tentador). Ninguém está de castigo e 5 minutos a arejar e a gritar numa paragem de serviço faz milagres.

6. Estejam preparados para emergências.

– Tenham todos os telemóveis carregados, e se possível tenham um carregador para automóvel. Verifiquem que têm roaming ativado e comprem aditivos de internet se compensar.

– Verifiquem que o tomtom ou afim funcionam e que têm os mapas certos e atualizados.
– Levem mapas à moda antiga convosco.
– Verifiquem que o pneu sobresselente está funcional e sabem onde estão todas as peças necessárias.

– Tenham o número da assistência em viagem à mão, se tiverem esse serviço.
– Levem sempre canetas e papel para entreter os miúdos nas emergências.

– Levem uma declaração amigável de acidente.
– Tenham um guarda-chuva à mão – se o levarem não chove certamente.

Agora relaxe e Boa Viagem!!!

Partilhe este post