Blogue

O melhor presente que podemos dar aos nossos filhos não se compra, é grátis!

Bem sabemos que é um objetivo quase impossível. Toda a família bem se esforça para ver a criança feliz, e inclui os seus desejos na sua cartinha para o Pai Natal. 

No final das contas, a criança junta os presentes que ganhou da tia, do tio, dos avós maternos e paternos e os que ela mesma pediu. E, na verdade são tantos presentes que recebem que não são capazes de passar mais de um dia seguido com um deles. A solução, para evitar este excesso de presentes: a regra dos quatro presentes: Em que consiste a regra dos quatro presentes de Natal?

A regra dos quatro presentes é bem simples. Consiste em selecionar somente quatro coisas, baseando-se sempre nestes quatro princípios:

1. Algo que sirva para usar (roupa ou sapatos)

2. Algo para ler.

3. Algo que realmente desejem.

4. Algo que realmente necessitem.

Trata-se de apostar pela qualidade contra a qualidade. Um autêntico desafio quando se trata de crianças. Porque eles, evidentemente, sentem o desejo de ter tudo, e se possível, nesse exato momento.

Mas… Realmente desfrutam cada vez que recebem uma avalanche de brinquedos. Valorizam cada presente? A resposta é Não. 

Quanto mais recebem, mais vazios se sentem, porque não são capazes de ‘digerir’ tal indigestão.

As crianças recebem mais brinquedos no Natal do que necessitam e segundo os últimos estudos, está provado que as crianças recebem no Natal dez vezes mais presentes do que necessitam. E também acontece que, apesar de terem dezenas de brinquedos guardados, acabam por brincar sempre com os mesmos? 

Ou talvez criando os seus próprios brinquedos com caixas de cartolina ou papelão que encontram pela casa?

A razão é que pouco a pouco, diante de tanto presente, as crianças perdem o encanto. E diante de tanto estímulo chega a apatia. 

Imagine um dia perguntar : O que queres pedir este ano ao Pai Natal ? E ele responderá: não sei. 

Tente evitar para que esse dia nunca chegue. O Natal, é bom recordar, não se baseia em presentear brinquedos. 

As crianças são capazes de ver muito mais que nós nessa festa. Elas ficam encantadas com a decoração, com as luzes, as reuniões e brincadeiras em família, os doces e as comidas da época. 

Nós só precisamos aprender um pouco com as crianças para desfrutar de outra forma esses dias tão especiais em família. Que a magia do Natal nunca desapareça dos nossos corações, e lembre-se que o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos não se compra, é grátis.

 Boas Festas! 

Partilhe este post