As situações de conflito são inevitáveis. Dar desde cedo às crianças ferramentas que as ajudem a resolve-los de forma pacífica e por si mesmas, será de uma grande utilidade para toda a sua vida e para a harmonia das nossas casas, e sem dúvida um contributo para a paz. A Mesa da Paz é uma dessas ferramentas, estimulando as crianças a resolver os seus problemas e de forma autónoma.
Para que serve?
A “Mesa da Paz” é um recurso da pedagogia Montessori que representa um local que promove o diálogo de forma civilizada, e a resolução de conflitos de forma calma e pacifica entre crianças, crianças e adultos e porque não entre adultos (conflitos externos). A Mesa da Paz encoraja as crianças a falar sobre o que sentem e o que pensam e dá-lhes um local específico e um método próprio para alcançarem um acordo.
Por outro lado, poderá ser de grande utilidade para resolver aquelas situações onde a criança (ou, mais uma vez, o adulto) se sente frustrada, nervosa, triste, irritada, desconcentrada, situações onde se poderá recolher à Mesa da Paz para tirar o tempo necessário para identificar como se sente e tranquilizar-se. Um tempo de silêncio consigo mesma (conflitos internos).
Onde e como fazer a Mesa da Paz?
A Mesa da Paz pode ser feita em qualquer local e em qualquer momento, bastando fazer uso da criatividade.
Deverá ser criada num canto tranquilo, onde não decorra especial actividade, se possível perto de uma janela de forma a permitir uma reflexão tranquila e uma conexão com o exterior.
Poderá ser uma mesa pequena com duas cadeiras, um tapete que se desenrola, um cesto, almofadas, pode ter tantas variações quanto os locais que as aplicam. Podem-se ir experimentando vários locais da casa até que se encontre um que resulte para as crianças, devendo também existir uma especial atenção em cria-lo num espaço que ao mesmo tempo que respeite a privacidade, permita ir vigiando o tom que as conversações vão tomando.
Quanto aos objectos, também poderá ter todos aqueles que se adequem a cada família. Em comum, será suficiente a existência de um objecto que sirva de mediador e que de alguma forma represente a paz. Mas podem existir outros. Dão-se alguns exemplos em seguida:
- Ampulheta: para desenvolver e assegurar o respeito pela palavra de cada um. A ampulheta poderá determinar quem pode falar e por quanto tempo, devendo estar na mão ou do lado (caso na mão esteja o objecto mediador) de quem tem a palavra em cada momento. Caso os envolvidos estejam muito exaltados também pode ser utilizada para marcar um tempo de silêncio, para que possam acalmar as emoções. No caso dos conflitos internos poderá ajudar na medida em que observar o tempo a passar promove também a calma.
- Livro: um livro sobre emoções ou sobre a paz. Pode servir para ajudar os envolvidos a explicarem melhor como se sentem.
- Sininho ou gizo: para anunciar a resolução do conflito.
- Elementos da Natureza (conchas, pinhas, folhas, plantas, areia) que também podem servir como objecto mediador.
- Papel e lápis, também pode ajudar as crianças a expressarem-se.
- Fotografias de família.
Acima de tudo, e tal como defendido por Maria Montessori, tudo deve ser feito com amor, confortável e convidativo, e de uma forma que identifique e assegure este espaço como algo especial.
A Mesa da Paz deverá ser exclusivamente utilizada para resolver conflitos ou para um tempo de silêncio. A aplicação desta ferramenta exige prática e persistência, mas os resultados são muito positivos.
Assim que a criança se familiarizar com a Mesa da Paz e aprender a utiliza-la convenientemente, deverá ser capaz de escolher por si mesma quando a deve usar. No início poderá ser necessário sugerir delicadamente à criança que a utilize para resolver o conflito, mas gradualmente será capaz de o fazer por si mesma, e o nosso orgulho será imenso.