Blogue

As notas escolares não são o cartão de apresentação do seu filho

Sim, todos os pais sentem orgulho quando uma criança chega com um 100% a casa e, sim, é bom que as crianças sejam capazes de tirar boas notas.
Mas só gostamos que as crianças tenham boas notas quando, por detrás de um 100% na escola, está uma criança que tem tempo para si, uma criança que tem tempo para o ser, que brinca, e que estuda apenas o tempo necessário – que nunca está um fim-de- semana inteiro fechada no quarto a estudar – que tem tempo para ser escuteira, bailarina ou futebolista, que passeia em família e ri com o corpo todo. 

  • O que é insucesso escolar?
  • Factores que influenciam o insucesso escolar
  • Responsabilidades dos Pais no insucesso escolar
  • Causas Frequentes do insucesso escolar
  • Como combater o insucesso escolar:
    Reduzir o insucesso escolar das crianças às suas
    notas
    Preocupa-nos que muitas vezes as notas pareçam atropelar toda a vida da criança, como se de repente, se a criança teve quatro negativas no segundo período, já não tivesse direito a brincar nas Férias da Páscoa e tivesse de as passar intensivamente entre explicações e estudo.
    Preocupa-nos que o insucesso escolar continue, muitas vezes, a ser olhado apenas como uma dificuldade cognitiva, acabando por verdadeira essência da criança ser reduzida ao seu insucesso escolar e de repente os pais, os professores, os tios e os avós, já não perguntam por mais nada a não ser pela escola e, de repente, deixa-se o futebol, porque todo o tempo tem de ser ocupado com apoio e explicações.

Assim, é importante os pais terem em conta que quando surge uma negativa lá por casa, de forma isolada, não é motivo para alarme, é uma das formas da criança compreender que tem de fazer forma diferente, que nem sempre alcança os resultados que deseja, e aí dá-se o primeiro passo para lidarmos com as frustrações do dia- a-dia. 

Num tempo e numa sociedade em que, cada vez mais, os Pais depositam na escola toda a responsabilidade pelo sucesso escolar dos seus filhos, e os professores vivem ansiosos com a sua instabilidade profissional e recorrentes caso de indisciplina em sala de aula, é importante refletir sobre o papel de cada um dos agentes educativos envolvidos neste processo e (re)definir estratégias que promovam o desenvolvimento global do aluno de uma forma harmoniosa. 

São diversos os estudos que constatam a multiplicidade de fatores implicados no sucesso educativo do aluno. Estes fatores não são de todo exteriores ao próprio aluno, contudo a grande maioria está fora do seu alcance de resolução/amenização. A escola, e toda a situação atual de desmotivação e instabilidade que vivem os professores, mas também os Pais e o ambiente familiar estão diretamente relacionado com o (in)sucesso escolar dos alunos.

Portanto, não podemos unicamente “culpabilizar” o professor pelo insucesso do aluno, mas também o docente não se pode descartar da sua cota de responsabilidade. A motivação do professor aliada à criatividade na preparação das aulas e atividades a propor aos alunos, bem como a sua competência científica são fatores determinantes que contribuem para o sucesso escolar. 

No entanto, quando estamos perante um conjunto grande de insucessos escolares que se acumulam e colocam em risco a transição do aluno para o ano seguinte, temos de olhar para o quadro de insucesso.
Assim, é inequívoco que uma boa partes das crianças com insucesso escolar não apresenta um défice cognitivo propriamente dito, mas sim uma série de constrangimentos de índole familiar, social e emocional que se acumulam e interligam, acabando por contaminar todos os recursos saudáveis de uma criança. 

Imaginem uma criança que tem um familiar doente em casa: é normal que a cabeça da criança não tenha disponibilidade para estar atenta e aprender.
Da mesma forma que se a situação económica em casa está instável e a criança não sabe se terá jantar nessa noite, mais uma vez, lá se vai a disponibilidade para aprender. Da mesma forma que se uma criança é alvo de gozo pelos colegas no intervalo, ou não tem espaço para correr e se libertar isso vai condicionar o seu sucesso escolar. Se uma criança, na sequência de uma serie de insucessos – escolares, ou não – não acredita em si e não tem auto estima, isso vai ter repercussões no seu rendimento escolar. 

Causas frequentes do insucesso escolar: 

É importante compreender profundamente as razões do insucesso escolar, diagnosticar as suas causas, delinear e implementar estratégias que permitam ultrapassar tais dificuldades. Causas frequentes são: 

  • Ausência de métodos de estudo e/ou técnicas de estudo pouco otimizadas;
  • Dificuldades de aprendizagem ou outras perturbações do desenvolvimento;
    No primeiro caso, é preciso avaliar e conhecer detalhadamente os hábitos e comportamentos envolvidos no momento de estudo, e ajudar a criança ou o jovem a desenvolver métodos e estratégias que lhe permitam tirar o melhor partido dos conteúdos escolares e, desse modo, potenciar um bom desempenho académico.
  • Assim, é importante desenvolver a comunicação entre Pais e filhos, pois as crianças têm uma enorme capacidade de compreensão quando se lhes é dada uma explicação (de acordo com a sua faixa etária e maturidade, claro!). Ao mesmo tempo, ao desenvolver a comunicação, a criança terá mais facilidade para expressar os seus sentimentos, emoções e pensamentos. 

Uma outra situação que influencia estabilidade emocional prende- se com a questão das expectativas.
Todos os Pais querem o melhor para os seus filhos, aliás muitos deles querem que os seus filhos sejam “os melhores”. A pressão a que sujeitam os seus filhos para atingirem este objetivo, muitas vezes, provoca nas crianças um sentimento de frustração que, quando não resolvido, se refletirá no seu comportamento e autoestima. 

Mas não devem os Pais ter expectativas e querer o melhor para os seus filhos?

Claro que sim! As crianças devem ser estimuladas a aprender a e usarem todas as suas capacidades. No entanto, não precisam, para isso, de ser sujeitas a situações de constante pressão e punição. 

Qual a solução para o insucesso escolar? 

O essencial no insucesso escolar é percebermos que ruído interno está a atrapalhar a criança de forma tão visível, e para tal todos os factores devem ser meticulosamente avaliados, e essa avaliação deve ocorrer tendo em consideração o quadro da criança. 

Assim, o sucesso escolar passa obrigatoriamente pelo: 

  • Desenvolvimento da capacidade de comunicação;
  • Estabilidade emocional;
  • Desenvolvimento da criatividade;
  • Reforço do espírito de iniciativa;
  • Fomento da autonomia;
  • Estimulo à participação interativa;
  • Apetrechamento dos alunos com métodos de estudo;
  • Reforço positivo;
  • Motivação.
    Como combater o insucesso escolar:
    – Planificação do estudo, isto é, definição de objetivos diários através dos quais a criança vai realizar tarefas específicas para cada dia, de acordo com um plano previamente estruturado;
    – Organização do horário e do espaço, através da qual se pretende que haja uma otimização do horário dedicado ao estudo e às atividades extracurriculares, assim como do espaço físico em que ambos são realizados;
    – Instrumentos de recolha de informação, através dos quais se desenvolvem estratégias de recolha de informação contida num determinado texto, tanto no decorrer das aulas como no decorrer de uma exposição audio-visual;

Outras estratégias importantes para lidar com o insucesso escolar 

Uma comunicação estreita e regular entre pais, professores e técnicos especializados é determinante para identificar todos estes sinais e despistar eventuais dificuldades de aprendizagem ou outras perturbações de desenvolvimento em idade precoce. 

Partilhe este post