O tempo excessivo nas creches é prejudicial “para desenvolvimento das crianças”: Os bebés até aos dois anos deveriam passar apenas as manhãs na creche. O resto do dia deveria ser passado com a família, defende a Ordem dos Psicólogos.
O tempo que as crianças passam nas creches portuguesas não é saudável para o seu desenvolvimento, considera a Ordem dos Psicólogos, alertando para o perigo de estes espaços se transformarem num mero “depósito de crianças”.
Os bebés até aos dois anos deveriam passar apenas as manhãs na creche. O resto do dia deveria ser passado com a família — com os pais ou com os avós.
“Já entre os dois e os três anos o horário pode esticar um bocadinho, entre as quatro a seis horas por dia. Ou seja, o tempo vai aumentando progressivamente consoante vão crescendo”.
Mas, em Portugal a realidade é outra. Os bebés e crianças passam nas creches e infantários o tempo “equivalente a um dia de trabalho de um adulto”, ou seja, cerca de oito horas diárias.
Em média, as crianças mais pequenas, até aos três anos, passam 39,1 horas por semana nos infantários, creches ou com amas e as mais velhas (com pelo menos três anos) ficam 38,5 horas por semana fora de casa, segundo o relatório “Estado da Educação”.
A investigação concluiu que os conflitos com outras crianças e a falta que sentem dos pais são os dois fatores responsáveis pelo stress e ansiedade dos mais novos.
O estudo, que abrangeu 112 crianças, com idades compreendidas entre os 12 e os 18 meses, revela que os níveis de stress nestas idades podem fazer com que se tornem adultos com menor capacidade de autocontrolo e mais tímidos.
Mas nem tudo são más notícias. Os benefícios das creches para o desenvolvimento das crianças, passam desde a socialização, responsabilização, autonomia e a partilha.
Pelos desafios e atividades que apresentam às crianças, as creches são uma excelente fonte de reforço da autoconfiança dos mais novos, tornando-os mais autónomos e independentes, ao mesmo tempo que reforça a auto-estima, o que se vai refletir de forma bastante positiva, tanto dentro como fora da sua esfera familiar.
Segundo os dados revelados pela investigação, os efeitos negativos provocados pelas horas a mais passadas na creche podem ser revertidos. Como? Se a criança passar mais tempo de qualidade com os pais, tanto depois da escola, como ao fim de semana.