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A leitura ajuda a ter melhores notas?

Sim, a leitura pode melhorar o desempenho escolar! Dizem os 88% dos pais que participaram num estudo sobre os hábitos de leitura em Portugal.

A esmagadora maioria dos inquiridos acredita que ler traz um impacto positivo no aproveitamento escolar das crianças e jovens, porque, os hábitos de leitura são uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal e social dos filhos.

As crianças e jovens de hoje têm, na internet, contacto desde muito cedo com uma grande quantidade de conteúdos informais nem sempre são bem escritos.
Há, nesta faixa etária, uma utilização excessiva de abreviaturas, na maioria das vezes em textos pouco desenvolvidos e com assuntos pouco profundos.

Por isso, os livros são excelentes aliados e permitem o acesso a textos de qualidade, que ajudam na aquisição de conhecimento, vocabulário e mundo.

Não importa se o teste é de Português – embora as perguntas de interpretação de texto sejam típicas -, Matemática ou Geografia: entender o enunciado e as questões é fundamental para responder àquilo que se pergunta.

Um dos problemas das crianças que não têm este hábito, é precisamente a pouca capacidade de interpretação, por estarem pouco familiarizadas com textos.

Os alunos que passam mais tempo do que o necessário a tentar entender a pergunta, ou que a interpretam mal, respondendo de forma diferente da pretendida, prejudicam a gestão de tempo, a compreensão e a nota final.

A leitura melhora o conhecimento do mundo

Os livros, mesmo de ficção, dão-nos acesso a mundos de informação, realidade, contextos, personalidades, culturas e histórias.

Por isso, a matéria escolar pode muitas vezes ser complementada e enriquecida com a leitura de livros didáticos e educativos, dando às crianças mais conhecimento.

A leitura melhora a escrita

A leitura estimula a imaginação e, no momento de escrever composições, a falta de leitura pode levar a que as crianças não consigam ter ideias criativas, nem saibam como elaborar o seu pensamento e transmiti-lo de forma clara e coerente.

A carência de vocabulário, pouca noção gramatical e a falta de proximidade com estruturas discursivas, recursos estilísticos e formas narrativas distintas fará com que os textos destas crianças fiquem mais pobres.

Alunos que leem cometem menos erros gramaticais e de ortografia, organizam mais facilmente o seu discurso escrito e têm mais facilidade em expressar-se.

A leitura melhora o senso crítico, no desempenho escolar e na vida

Os estudantes que não estão acostumados a ler e que não procuram diferentes fontes de informação sobre um assunto não têm um sentido crítico tão desenvolvido como as crianças que leem mais.

O desconhecimento de diferentes realidades dificulta a capacidade de questionar e analisar as questões de forma racional e inteligente, vendo todas as possibilidades.
Por isso, o aluno terá maior dificuldade em desenvolver uma opinião sobre determinado tema – o que, além de ser um problema na escola, também o será no futuro e na vida.

“Hoje os ginásios estão cheios de pessoas e as bibliotecas estão vazias. Temos muita gente com corpos perfeitos mas sem nada para dizer… que pena!”

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