Blogue

A Inteligência Artificial faz o meu T.P.C

O que é IA?

A Inteligência Artificial, em sua base, é uma forma de programação de computador que permite que as máquinas aprendam com os dados e tomem decisões sem intervenção humana.

A IA está a ser  usada em vários setores, incluindo diagnósticos médicos,  processos de fabricação, sistemas de reconhecimento facial, assistentes virtuais como Siri ou Alexa.

Embora o hype em torno da IA esteja em alta ultimamente, o conceito já existe há décadas. Nos anos mais recentes, porém, os avanços na tecnologia de aprendizado de máquina permitiram que a IA se tornasse mais rápida e precisa do que nunca – resultando na proliferação de aplicações baseadas em IA em vários setores.

Como funciona a IA?

A IA coleta dados e usa algoritmos para compreender, aprender e responder a eles. Por exemplo, um programa de reconhecimento facial recebe a entrada de imagens e as compara a um banco de dados para reconhecer rostos.

A IA também pode ser usada para análise preditiva – prevendo tendências futuras ou fornecendo informações sobre o comportamento do consumidor – bem como processamento de linguagem natural (NLP), que envolve a compreensão dos humanos por meio da linguagem e, em seguida, a formação de respostas apropriadas.

Ela fornece grandes volumes de dados para um algoritmo, que usa os dados para criar modelos e fazer previsões.

O uso de grandes conjuntos de dados treinados, combinados com algoritmos sofisticados, possibilita que as máquinas aprendam com os dados e tirem conclusões precisas.

Esse tipo de tecnologia compõe a base de ferramentas como o ChatGPT, que pode receber consultas em linguagem natural – como “Qual é o resumo do livro ‘O gato do chapéu?’” – e fornecer uma resposta. Ele pode até mudar suas respostas com base na entrada.

O que é o ChatGPT?

ChatGPT é um sistema de processamento de linguagem natural criado pela OpenAI e usado por empresas como Microsoft e Google. Ele recebe entrada na forma de texto e usa aprendizado profundo para gerar uma resposta.

A tecnologia é baseada em um algoritmo gerado por IA GPT (Transformador Pré-treinado Generativo) e é usado para criar sistemas de conversação que podem responder a perguntas e fornecer recomendações ou conselhos.

O ChatGPT conquistou o mundo – permitindo que qualquer pessoa com uma conexão à Internet use o processamento de linguagem natural para resolver problemas ou obter respostas.

As pessoas já começaram a utilizar o ChatGPT para escrever redações, responder a perguntas de entrevistas, pesquisar condições médicas e muito mais.

E com o recente lançamento do código-fonte OpenAI, empresas e desenvolvedores de software estão inserindo-o em seus produtos e aumentando seu alcance.

O impacto da IA nas crianças e nas gerações futuras

A tecnologia de IA tem o potencial de revolucionar praticamente todos os aspectos da vida, da saúde à educação. É fácil ver como o conceito de IA pode causar preocupação – mas se olharmos além das implicações das máquinas assumindo funções, podemos ver como a IA pode ser usada para melhorar nossas vidas de inúmeras maneiras positivas.

Experiências educacionais aprimoradas

A educação requer acompanhamento constante de métricas e criação de conteúdo para atender às necessidades dos alunos. A IA pode automatizar esse processo, permitindo análises de dados e geração de conteúdo mais eficientes. Isso pode ajudar a garantir que a experiência educacional seja adaptada às necessidades de cada aluno, proporcionando-lhes assim uma melhor chance de sucesso.

Por exemplo, a IA generativa pode criar chatbots em tempo real que podem oferecer conselhos personalizados aos alunos enquanto trabalham em suas tarefas.

A IA também pode ser usada para medir o progresso de um aluno e oferecer recomendações ou intervenções para que os alunos recebam o suporte de que precisam para atingir as suas metas de aprendizagem.

Além disso, o conteúdo pode ser escrito e fornecido aos alunos com base em seus interesses e necessidades exclusivos, permitindo uma experiência educacional personalizada.

O uso destas apps pode ter consequências bastante negativas 

Criatividade diminuída e habilidades de resolução de problemas: Os sistemas baseados em IA podem assumir muitas tarefas que os humanos teriam feito antes, como testes, notas e feedback sobre os projetos dos alunos.

Embora isso prometa liberar mais tempo para os educadores se concentrarem em instruções profundas e significativas, também pode reduzir o pensamento criativo e as habilidades de resolução de problemas que as crianças desenvolvem.

Muita automação na educação pode levar os alunos a falta de criatividade ou habilidades de pensamento crítico. Por exemplo, o plágio tornou-se um problema com sistemas baseados em IA.

Não é apenas crucial que os educadores ensinem às crianças a importância de serem criativos e evitar o plágio, mas também é benéfico que aprendam a pensar criticamente e resolver problemas de forma independente.

A recolha de dados também pode prejudicar as crianças ao criar resultados tendenciosos contra determinados grupos demográficos.

Por exemplo, algoritmos de reconhecimento facial podem não funcionar tão bem em tons de pele mais escuros, e programas generativos que utilizam texto online podem capturar discurso de ódio ou estereótipos ofensivos.

Se crianças e adolescentes não conseguirem reconhecer os possíveis vieses da IA, eles correm o risco de desenvolver padrões de pensamento negativo.

 Uma redução no pensamento crítico

Possivelmente, um dos problemas mais significativos com a IA é o potencial para uma diminuição nas habilidades de pensamento crítico.

À medida que a IA se torna mais importante, é crucial garantir que as crianças não dependam apenas da automação e dos computadores para resolver seus problemas. Em vez disso, eles devem ser encorajados a pensar de forma independente e apresentar suas próprias soluções criativas.

Aprender a usar IA com responsabilidade e preparar nossos filhos para a vida com IA pode nos ajudar a criar um futuro melhor – e ajudá-los a saber como viver com o futuro da tecnologia com segurança.

 

 

Partilhe este post